top of page

Quantos cartéis existem?

Quantos cartéis existem? Como estimar quantos existem, se nem todos são detectados? Quais os mercados mais tendentes a serem cartelizados, com práticas mais duradouras?

---

As estatísticas do Cade a respeito da detecção de cartéis crescem a cada ano, sugerindo que mais cartéis estão sendo desmantelados, no Brasil e no exterior. O mesmo acontece em outras jurisdições, como nos Estados Unidos e na União Europeia. Será que todos os cartéis existentes estão sendo, portanto, desmantelados? Ou será que os cartéis detectados são apenas uma parcela de todos os cartéis existentes? Nessa linha de raciocínio), bastante provável, qual é o percentual de cartéis identificados, dentre o total de cartéis existentes em um país?

Segundo artigo econômico dos autores Ari HYYTINEN e Frode STEEN, publicado em março de 2011, uma vez que os cartéis surgem, eles se tornam persistentes e, ao final, praticamente todas as indústrias estariam cartelizadas. Para maiores informações: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1793665

Seria muitíssimo interessante estudos assim no Brasil!

Recent Posts

Archive

Follow Us

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page