O que estudar sobre antitruste em 2020?
O objetivo deste post inaugural de 2020 é sinalizar alguns dos temas que considero os “hot topics” nas discussões internacionais de antitruste da atualidade.
De acordo com o Antitrust Writing Awards de 2020, promovido pela Revista Concurrences, alguns dos temas premiados foram concorrência e gênero, “antitrust populism”/“hipster antitrust”, abertura de mercados, economia digital e “machine learning”, “common ownership”, blockchain e “smart contracts”, complince, plataformas online, discriminação de preços, mercado bancário, o caso Americam Express, concorrência potencial e novos concorrentes, inovação e fusões, dentre outros.
Além disso, o Prof. Thibault Schrepel publicou, em seu blog Le Concurrentialiste, a lista dos artigos mais baixados em 2019 no SSRN. Dentre os temas antitruste abarcados, estão blockchain e smart contracts, economia digital, privacidade e dados, inovação, e horizontal shareholding.
Em minha opinião, essa lista é preciosa, pois dá forte sinalização de quais os temas serão debatidos no direito antitruste brasileiro (em termos acadêmicos, sobretudo), neste e no próximo ano.