top of page

Tecnocracia e Populismo no antitruste e na regulação?

Qual a tecnicidade do antitruste e da regulação? Movimentos das décadas recentes propugnaram e foram exitosos (pelo menos em alguma medida) em alocar a política antitruste e a regulação à tecnocracia. No entanto, movimentos políticos que afetam o Direito da Concorrência e Regulatório têm sido evidentes em diversos países do mundo, conforme alertado pela doutrina especializada. E no Brasil, em que pé estamos, na sua opinião?

Movimentos das décadas recentes propugnaram e foram exitosos (pelo menos em alguma medida) em alocar a política antitruste à tecnocracia.

No entanto, movimentos políticos que afetam o Direito da Concorrência são evidentes em todos os países do mundo, incluindo os Estados Unidos, que deu ensejo então à discussão sobre o "populismo antitruste". Para maiores pesquisas, sugerimos os seguintes artigos, bastante recentes (2017): 

Nesse contexto, Jan BLockx, da Universidade de Antwerp, também analisa o tema sob a perspectiva comparada dos EUA e da UE, no artigo a seguir: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3089609

Recentemente, quanto ao Brasil, artigo publicado no Jota de autoria do economista Paulo Furquim e do Professor e Advogado Vicente Bagnoli sinalizam possíveis preocupações com a manutenção ou não da tecnocracia nas agências reguladoras. Link: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/regulacao/as-maos-livres-nas-indicacoes-para-as-agencias-12062018

Recent Posts

Archive

Follow Us

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page