Fake News e Direito da Concorrência?

Que o tema das Fake News está super em voga, todo mundo sabe. Suas repercussões são imediatas em nossas vidas, em especial no período eleitoral que se aproxima. O que parece inusitado, porém, é a possível relação entre as Fake News e o Direito da Concorrência. O argumento é que plataformas como o Facebook competem no mercado de notícias e são responsáveis pela sua respectiva difusão, de modo que poderiam se tornar plataformas "favoráveis" à disseminação de Fake News. Esse fato fica ainda mais atual diante do escândalo envolvendo a consultoria Cambridge Analytics, bastante em voga diante dos depoimentos do fundador do Facebook no Congresso norte-americano.

Sobre esse tema, artigo recente de autoria dos autores Seth Sacher (da Federal Trade Commission dos EUA) e do John Yun (da Universidade George Mason, com quem tive a alegria de cursar o curso do Global Antitrust Institute em março), sustentam que o tema das Fake News não é um problema antitruste! Qual sua opinião?

Para maiores informações sobre o assunto, sugiro a leitura completa: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3090649

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